Intercâmbio na Argentina
Faça da Argentina a sua casa

Viajar para a Argentina é descobrir o ambiente, a cultura e as tradições populares do país dos gaúchos!

Ir para a Argentina como estudante de intercâmbio é a oportunidade de viver a vida de um estudante argentino do ensino médio por 8 semanas, um semestre ou um ano letivo.



Escolha o programa que mais combina com você!

A VIDA COM A FAMÍLIA ANFITRIÃ

COMO É A VIDA COM UMA FAMÍLIA ANFITRIÃ ARGENTINA?

As famílias na Argentina têm perfis muito variados; sua família anfitriã será composta por pelo menos duas pessoas e poderão ser de qualquer origem ou pertencer a qualquer categoria social. São as famílias anfitriãs voluntárias que escolhem o jovem que irão acolher, por isso não podemos dizer com antecedência onde você será colocado na Argentina. Você pode ficar com uma família que mora em Ushuaia, a cidade mais ao sul do país, em La Quiaca, um pequeno vilarejo próximo à fronteira com a Bolívia, em uma das grandes cidades do país como Rosário, Córdoba, Mendoza ou Buenos Aires ou em um pequeno vilarejo da região dos Pampas.

As famílias YFU são voluntárias e abrem sua casa para você porque são apaixonadas por intercâmbio cultural. Eles esperam honestidade e abertura de espírito do seu anfitrião, a fim de partilharem as suas tradições familiares com total tranquilidade.

COMO SÃO SELECIONADAS AS FAMÍLIAS ANFITRIÃES PELO YFU ARGENTINA?

O YFU Argentina se encarrega de validar sua colocação junto a uma família que o considerará como membro da família durante sua estadia. Um ambiente saudável permitirá que você aprenda e cresça durante o ano. Você certamente terá interesses em comum com a família anfitriã que o ajudarão a se adaptar à cultura argentina. Uma de suas responsabilidades será ajustar-se à sua nova família. Isto envolve habituar-se a novos costumes alimentares, diferentes regras de vida, participar em atividades familiares e tarefas domésticas.

A VIDA ESCOLAR ARGENTINA

A ESCOLA NA ARGENTINA!

Quando a campainha toca, os alunos ainda estão sentados no pátio bebendo calmamente seu mate. Depois de um tempo, a professora os pega para irem para a aula. As aulas acontecem com alegria e bom humor, e alguns alunos não medem palavras. As palavras dos professores são frequentemente comentadas. Professores e alunos estão próximos, o que significa que se você tiver um problema sobre o qual gostaria de conversar com alguém, os professores sempre lhe escutarão atentamente.
Dentro do país, as aulas acontecem apenas das 7h30 às 12h30, podendo a tarde ser dedicada à sesta. Em Buenos Aires e em algumas escolas particulares, os alunos vão à escola o dia todo. Pela manhã, antes do início das aulas, os alunos se reúnem na aula para rezar e cantar o hino nacional. Durante o ano letivo, muitos dias são especiais e comemorados na escola, por exemplo, o dia dos alunos, o dia dos professores ou o dia da tradição. Resumindo, você não ficará entediado!


AS ESCOLAS SÃO PÚBLICAS OU PARTICULARES?

Há um grande número de escolas secundárias privadas na Argentina. Sua família anfitriã pode sugerir que você participe de uma delas. Se você aceitar, haverá taxas adicionais a pagar.

COMO FUNCIONA O SISTEMA ESCOLAR?

O sistema escolar argentino funciona segundo o mesmo princípio do Brasileiro, com uma especialização à sua escolha. Os 4 principais ramos de estudo oferecidos são humanidades, ciências, negócios e estudos técnicos.


Ao chegar ao ensino médio, seu horário já pode estar definido ou você pode ser consultado para definir as disciplinas que deseja estudar. Você terá membros da equipe docente disponíveis para ajudá-lo a planejar ou modificar seu horário, portanto, você deve estar pronto para discutir os assuntos que deseja estudar. O YFU não intervém na elaboração do horário, é a escola anfitriã baseada na ficha do aluno fornecida durante a inscrição que tomará esta decisão.

Você sabia?

CAPITAL Buenos Aires.
EXTENSÃO 2 891 810 km²
MOEDA Peso ($ ARS)
POPULAÇÃO 43.5 milhões de habitantes
IDIOMA OFICIAL
Espanhol
RELIGIÃO Cristã (majoritariamente católica)
CORRENTE ELÉTRICA
220 volts
PRECISA DE VISTO
SIM

A grande maioria da população da Argentina é descendente de europeus.

CUSTO DE VIDA LOCAL

Para a Argentina, são necessários em média 500 Reais de mesada por mês para despesas pessoais como telefone, roupas e passeios com amigos. Em alguns meses você poderá ter despesas extras, como passeios escolares, estadias opcionais organizadas pelo YFU, certas taxas de participação em clubes esportivos, etc.


VACINAS

Se o seu registro de vacinação não estiver atualizado, você deve planejar fazê-lo antes da sua partida. O YFU Brasil irá apoiá-lo nestes procedimentos administrativos na compilação do seu arquivo.

Você não poderá se matricular em uma escola secundária argentina se não tiver todas as vacinas em dia.


VISTO

Para cursar o ensino médio na Argentina você precisará solicitar um visto. O YFU Brasil apoia você na compilação do arquivo e fornece os documentos oficiais para anexar à sua inscrição, mas cabe a você ir à embaixada para encontrar um agente argentino. A Embaixada da Argentina é a única responsável pela obtenção do visto. As taxas de pedido de visto não estão incluídas no programa.


CLIMA

O clima da Argentina é diferente dependendo da região, mas seu clima principal é caracterizado por verões quentes e úmidos e invernos curtos que podem variar de muito frio a muito ameno. Este clima é encontrado em toda a parte norte do país, descendo para o sul, o clima torna-se temperado no Rio da Prata (Buenos Aires) e frio na Patagônia e na Terra do Fogo.


ALIMENTAÇÃO

É importante saber que a carne é parte integrante da dieta argentina, mas é claro que existem outros pratos populares como o "locro" (um guisado), as "empanadas", as "medialunas" (pastelaria), os “alfajores” (um biscoito recheado) e incomparável doce de leite.


As 6 coisas para descobrir na Argentina

Beber mate ou tereré: impossível fugir dessa tradição! Os argentinos ADORAM pegar seu companheiro e beber com outras pessoas. Seja durante a aula, no recreio, com amigos ou família, esta bebida quente nunca os abandona! É servido com folhas (erva) e filtro (labombilla) e pode ser doce ou amargo. No inverno, muitos argentinos viajam com sua própria garrafa térmica, no verão bebem tereré, como na tradição paraguaia, mas com suco de fruta diluído. É comum ver argentinos sentados à beira da estrada bebendo mate ou tereré juntos.

Descubra o tango e as danças folclóricas: Buenos Aires é conhecida como a cidade do tango e possui diversos estabelecimentos onde se dança, escolas de tango ou lojas que vendem calçados especializados. Da mesma forma, danças folclóricas como o Gato e a Chacarera são muito importantes para os argentinos. Devido ao grande número de nacionalidades no país, são frequentes os eventos que permitem a bailarinos de vários países apresentarem ao público as suas danças tradicionais. Por exemplo, existem as festas organizadas pelo Clube Lituano, uma das principais organizações dos lituanos.


Visitando Buenos Aires
: assim como as províncias da Argentina, os bairros de Buenos Aires são muito diferentes entre si, por isso vale a pena visitar a capital, que tem mais de 15 milhões de habitantes. Não perca a feira de antiguidades do tradicional bairro de San Telmo, nem os jardins zoológicos e parques de Palermo. Claro, a cidade oferece muitas outras coisas para descobrir.

Visite Córdoba, Salta, Calafate, Iguazú: as províncias argentinas são muito diferentes umas das outras. Enquanto no centro do país (Santa Fé) tudo é plano, Córdoba tem muitas montanhas e lagos. A cidade de Salta é conhecida por seus vinhedos, Calafate por sua sorveteria. Assim, não importa onde você esteja, sempre terá algo único para descobrir. As Cataratas do Iguaçu, na fronteira com o Brasil e o Paraguai, são um dos locais mais extraordinários.

Prove empanadas e parrillas
: se você é um amante de carne, não sentirá falta de nada na Argentina. O churrasco vai te deixar com água na boca: é uma carne cozida na grelha sob a supervisão do asador; é servido com diversos pães e saladas. As empanadas, massas igualmente deliciosas, podem ser recheadas de várias maneiras, então há algo para todos. Você pode comê-los a qualquer hora.

O Clássico River x Boca
: rapidamente você perceberá que o futebol alimenta muitas conversas, seja na escola, no transporte público ou em casa. Em geral, o argentino gosta de falar de futebol. Portanto, você deve fazer sua escolha rapidamente e incentivar uma das duas equipes.