Intercâmbio no Japão
Faça do Japão a sua casa

Isolado do resto do mundo há muitos anos, o Japão há muito desperta intensa curiosidade entre os estrangeiros.

Ir para o Japão como estudante de intercâmbio é a oportunidade de viver a vida de um estudante japonês do ensino médio por um semestre ou um ano letivo.


A VIDA COM A FAMÍLIA JAPONESA

COMO É A VIDA COM UMA FAMÍLIA ANFITRIÃ JAPONESA?

As famílias japonesas são geralmente muito próximas dos seus filhos e, portanto, dos jovens que acolhem. Frequentemente, estão muito ocupados com o trabalho dos pais, os deveres de casa dos jovens e as atividades extracurriculares. Por isso, quando têm tempo livre aproveitam ao máximo em família, saindo aos domingos e indo a um restaurante. As famílias japonesas podem parecer bastante frias e distantes, pois não se expressam através do contato físico, mas através de palavras e de uma atitude rígida.

COMO AS FAMÍLIAS Anfitriãs SÃO SELECIONADAS PELo YFU Japão?

O YFU Japão se encarrega de validar sua colocação com uma família que irá considerá-lo como um membro da família durante sua estadia. Um ambiente saudável permitirá que você aprenda e cresça durante o ano. Você certamente terá interesses em comum com a família anfitriã que o ajudarão a se adaptar à cultura japonesa. Uma de suas responsabilidades será ajustar-se à sua nova família. Isto envolve habituar-se a novos costumes alimentares, diferentes regras de vida, participar em atividades familiares e tarefas domésticas.

A VIDA ESCOLAR JAPONESA

COMO SE INTEGRAR EM UMA ESCOLA JAPONESA?

Sua escola espera que você participe das aulas e também dos vários exames. A participação e assiduidade nas aulas são a chave para uma rápida integração no ensino secundário, aliás é no ensino secundário que irás conhecer a maior parte dos teus futuros amigos.


Observe que em quase todas as escolas japonesas o uso de uniforme é obrigatório.

COMO É O SISTEMA ESCOLAR JAPONÊS?

As escolas secundárias Japonesas têm um código de vestimenta muito mais rígido do que as escolas secundárias Brasileiras. O uso de uniforme é obrigatório, e maquiagem, joias, piercings, cabelos coloridos ou mesmo barbas não são considerados apropriados na escola. Os clubes são uma parte muito importante da vida escolar, você terá a oportunidade de participar de um clube de Kendo, futebol, canto ou caligrafia japonesa. O ano letivo no Japão vai de março a dezembro.

Você sabia?

No Japão, a condução é feita à esquerda, tal como no Reino Unido.

CAPITAL Tóquio
EXTENSÃO 377 915 km²
MOEDA Yen
POPULAÇÃO 126 milhões
IDIOMA OFICIAL
Japonês
RELIGIÃO Xintoístas e Budistas
CORRENTE ELÉTRICA
100V

CUSTO DE VIDA LOCAL

São necessários cerca de 1000 Reais de mesada por mês para cobrir as despesas diárias.



VACinas

Se o seu registro de vacinação não estiver atualizado, você deve planejar fazê-lo antes da sua partida.

O YFU Brasil irá apoiá-lo nestes procedimentos administrativos na compilação do seu arquivo.

Você não poderá se matricular em uma escola secundária japonesa se não estiver com todas as vacinas em dia.


CLIMA

O clima do Japão varia de região para região devido à extensão do país.


No norte o clima é bastante frio e pode nevar durante 6 meses, enquanto o sul tem um clima bastante semi tropical.


VISto

Para frequentar um programa de ensino médio no Japão, você precisará solicitar um visto. O YFU Brasil apoia você na compilação do arquivo e fornece os documentos oficiais para anexar à sua inscrição, mas cabe a você ir à embaixada para encontrar um agente japonês. A Embaixada do Japão é a única responsável pela obtenção do visto. As taxas de pedido de visto não estão incluídas no programa.

É possível escolher um destino específico (cidade, estado, região)?

Existe um nível mínimo de idioma exigido para estudar no Japão?