Perguntas frequentes
Informações práticas
O que acontece com um aluno que sai para um semestre ou ano durante o primeiro ou último ano de escola?
A sua ausência não será penalizadora: o acompanhamento contínuo incidirá apenas sobre o período durante o qual terá assistido às aulas.
O aluno pode retornar à sua escola sem problemas no seu retorno e em caso afirmativo em que ano?
Qualquer que seja a duração da sua estadia, se sair durante o ano letivo, deverá falar previamente com o diretor da escola. Com efeito, durante um ano ou um semestre no exterior, deverá obter o seu recadastramento no mesmo estabelecimento no regresso. A escola não é obrigada a aceitar o aluno em seu retorno. Já suas notas durante o programa, serão validadas pelo Consulado Brasileiro no exterior. Caso a escola não aceite as suas notas obtidas no exterior, você pode procurar a Secretaria de Educação da sua região ou o MEC para que as notas sejam validadas e, assim, apresentadas na escola.
O estudante está coberto por seguro de saúde durante a sua estadia?
Sim, para todos os destinos o programa inclui seguro de saúde que cobre despesas médicas (em caso de doença, hospitalização e acidente), responsabilidade civil e assistência médica de repatriamento.
Quais são os métodos de pagamento?
O programa pode ser pago em diversas parcelas através de transferências bancárias, depósitos ou PIX, mas precisa estar quitado até 45 dias antes da data de embarque.
Por que escolher o YFU em vez de outra organização?
Durante toda a sua estadia, o estudante é acompanhado por um voluntário do YFU no país anfitrião, chamado de Representante. Ele tem a obrigação de contatá-lo pelo menos uma vez por mês para fazer um apanhado de sua estadia, e o estudante sempre tem seus dados de contato com ele, se necessário.
O YFU acompanha-nos nas formalidades administrativas relacionadas com o visto?
Todos os jovens participantes do programa YFU deverão possuir passaporte válido (pelo menos 6 meses após a data de término do programa). Para destinos que necessitam de visto, o YFU reúne todos os documentos necessários para obtê-lo e orienta no envio de seu pedido às embaixadas ou consulados.
Quanto de mesada devo fornecer mensalmente?
Planeje um valor por mês. O YFU aconselha dar o estudante entre 250 e 300 dólares por mês, mas claro que isso varia de acordo com o país anfitrião e o estilo de vida. É preciso prever que o jovem terá que pagar a roupa, os passeios, o cabeleireiro, os livros escolares, etc.
Aconselhamos vivamente que se dirija ao seu banco para solicitar um cartão de crédito internacional. Será então possível reabastecer sua conta todos os meses e definir um valor de cheque especial autorizado pelo seu banco. Você também deve se informar sobre as taxas de retirada e pagamento uma vez no país. Antes da partida, tenha o cuidado de esclarecer os limites de uso.
Nota: Os jovens não podem exercer atividades assalariadas no país de acolhimento (possuem visto de estudante).
É possível escolher um destino específico (cidade, estado, região)?
Não é possível escolher uma cidade, estado ou região específica, pois são as famílias anfitriãs que escolhem o jovem e não o contrário. Como resultado, a colocação familiar pode ocorrer em qualquer lugar do país anfitrião.
É fornecido acompanhamento no dia da partida?
O YFU organiza o transporte do aeroporto de chegada para a família anfitriã.
Todas as saídas são individuais e desacompanhadas. No entanto, os voos individuais devem ser organizados caso a caso, por motivos de regresso às aulas ou por pedidos especiais das famílias anfitriãs. Neste caso, tentamos combinar vários participantes no mesmo voo internacional.
Na chegada ao país anfitrião, os voluntários do YFU fornecem translados em caso de conexão aeroporto-estação ou mudança de aeroporto.
Existe um nível mínimo de idioma exigido para participar do programa?
O YFU oferece programas de imersão, não estadias de idioma. O jovem deve, portanto, ter um nível mínimo de conhecimentos linguísticos (ao menos de inglês) para poder integrar-se mais facilmente no país de acolhimento.
Para todos os destinos de língua inglesa, você deve passar em um teste de inglês com nível mínimo exigido.
Para alguns outros destinos, a aprovação neste teste também é obrigatória, mas com um nível mínimo inferior porque a motivação do aluno deve ser aprender a língua do país para onde irá.
O QUE ESTÁ INCLUÍDO?
Está incluído!
- Transporte aéreo doméstico ou terrestre na chegada até sua família anfitriã.
- Orientação de chegada.
- Inscrição em uma escola de Ensino Médio.
- Seguro Saúde Internacional.
- Teste de Inglês ELTIS.
- Assistência 24 horas com um representante local.
- Orientação de retorno ao final do programa.
- Para os EUA, a passagem aérea internacional (partindo do Rio de Janeiro ou São Paulo) está incluída.
NÃO ESTÁ INCLUÍDO!
- Passagens aéreas internacionais e domésticas no Brasil
- Taxa de emissão de Passaporte.
- Uniforme e material escolar.
- Despesas pessoais.
- Excesso de bagagem.
- Despesas com Visto.
- Viagens pessoais.
- Outras taxas escolares excluindo matrícula (aluguel de armários, acesso à internet na escola, etc.).
- Matrícula em estabelecimentos privados.